SEGUNDA, 04/09/2017, 00:50

UEL decide abrir Processo Administrativo Disciplinar para apurar ofensas e xingamentos às mulheres publicados em uma rede social por estudante da Universidade

Publicação foi feita em uma página do INTERMED, os Jogos de Medicina do Paraná, e se espalhou em questão de horas. Estudante pode até ser expulso da UEL.

O texto se espalhou como um rastilho de pólvora pelas redes sociais. No post publicado em um grupo do INTERMED, os Jogos dos Estudantes de Medicina do Paraná, Gustavo Wolff xinga de vagabundas as alunas da UFPR que participam do evento e manda um recado carregado de preconceito e palavrões. Gustavo manda elas tomarem banho, ficarem cheirosas e limpinhas para que, no dia seguinte, estejam prontas para fazer sexo com ele. Ele finaliza o post com uma sugestão: diz para as que tiverem com corrimento tratarem durante a noite. A repercussão foi imediata. Em poucas horas, a publicação gerou reações indignadas, que também se espalharam pelas redes sociais. Em entrevista à CBN Londrina, a Coordenadora do Colegiado de Medicina da UEL, professora Lígia Martin, afirma que ele já foi comunicado sobre a abertura de um processo administrativo disciplinar pela Universidade.

Logo depois que a publicação viralizou, a organização do INTERMED, que este ano será disputado em Toledo, divulgou uma nota repudiando a publicação do estudante da UEL. E decidiu, em acordo com a Atlética Medicina de Londrina, cancelar a inscrição e banir Gustavo Wolff do evento. A coordenadora do Colegiado de Medicina da UEL, diz que o processo administrativo disciplinar é instaurado pela Reitora Berenice Jordão, depois é formada uma Comissão que vai avaliar o caso e decidir quais as punições ao aluno. Lígia Martin explica que as penas previstas no Regimento da UEL vão da suspensão até a expulsão da Universidade.

A Atlética Medicina de Londrina também divulgou uma nota de esclarecimento após a repercussão do caso. No texto divulgado em uma rede social, o grupo afirma que trabalha arduamente para desconstruir pensamentos que perduram de outrora e que atitudes como a de Gustavo Wolff não representam o coletivo de Medicina da UEL. A Nota finaliza afirmando que a Atlética repudia atitudes como a do estudante e defende o julgamento individual do caso. A coordenadora do Colegiado de Medicina da Universidade revela que se sentiu extremamente ofendida com as palavras usadas pelo estudante do curso.

O INTERMED Paraná deste ano será realizado em Toledo. A postagem de Gustavo Wolff Cardoso foi publicada na página do evento no Facebook. Com a enorme repercussão do caso, o estudante de Medicina publicou um pedido de desculpas a todas as mulheres, na mesma rede social onde postou os xingamentos e ofensas. No texto, Gustavo Wolff diz que o conteúdo da mensagem nunca esteve de acordo com seus pensamentos, se diz arrependido e diz que agiu por impulso, embalado pelo contexto de rivalidade entre as Universidades que disputam os jogos.

Comentários