QUINTA, 22/11/2018, 19:16

Um terço dos paranaenses vai usar o 13º salário pra pagar dívidas, aponta pesquisa

Outros 36% disseram que vão ou pagar impostos do início do ano ou fazer reserva com a renda extra. Para economista, resultado de levantamento reflete consciência financeira do consumidor.

A previsão é de que o 13º salário injete mais de 12 bilhões de reais à economia do estado. A primeira parcela da renda extra deve cair na conta dos trabalhadores até o final deste mês. Se por um lado muitos trabalhadores estão esperando ansiosamente o dinheiro pra planejar compras ou viagens, pelo outro a maioria deles quer o 13º é pra pagar contas mesmo.

De acordo com uma pesquisa da Fecomércio Paraná, 33% dos consumidores paranaenses vão usar os recursos recebidos para quitar dívidas. Outros 36% disseram que vão ou pagar as despesas típicas de início de ano, como material escolar, IPVA e IPTU, por exemplo, ou fazer uma reserva. Para o economista Marcos Rambalducci, o resultado da pesquisa mostra que, apesar de todas as dificuldades, o consumidor paranaense ainda consegue manter uma consciência financeira.

Ainda segundo a pesquisa, o 13º é importante porque, além de ajudar o consumidor a voltar a ficar no azul, também auxilia na recuperação da capacidade de compra e parcelamento, injetando assim mais dinheiro no mercado. O fato de dividir em muitas vezes uma compra é prática comum entre os paranaenses. De acordo com a Fecomércio, quase 90% dos consumidores do estado possuem algum tipo de dívida parcelada, entre elas cheque pré-datado, cartão de crédito e financiamentos. Para o economista ouvido pela CBN, um índice nada fora do comum, desde que, segundo ele, o consumidor se mantenha consciente, sabendo que vai ter que pagar o débito, mais cedo ou mais tarde.

Por Guilherme Batista

Comentários