SEXTA, 18/08/2023, 15:33

Varejo paranaense registra pequeno avanço no acumulado de janeiro a maio

Em contrapartida, o comércio de Londrina teve uma redução nas vendas de quase 2,5% no acumulado dos cinco primeiros meses do ano.

Um cenário que, na prática, foi de estabilidade, com o varejo do estado avançando apenas 0,73% no acumulado de janeiro a maio, segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio. Entre todas as regiões que tiveram os números apurados pela entidade, Ponta Grossa foi a que mais se destacou, com aumento de 4,3% nos cinco primeiros meses do ano. Também apresentaram alta nas vendas no período, Curitiba e Região Metropolitana, com 2,36%, Maringá, 1,96%, e a região Sudoeste, com 1,38%.

Na direção contrária, apenas Londrina e a região Oeste registraram redução do faturamento no acumulado do ano, com queda de 2,41% e 1,96%, respectivamente. Destaque negativo aqui na região, segundo a Fecomércio, para as lojas de vestuário e tecidos, que tiveram retração superior a 20% no período.

Na comparação entre abril e maio, o varejo do estado registrou crescimento de 6,5%. Com os setores do vestuário e de tecidos registrando a maior alta, pouco mais de 26%, seguido pelo segmento de autopeças, com quase 21%.

Já na comparação de maio deste ano com o mesmo mês de 2022, o comércio paranaense apresentou queda de 1,34% no faturamento, principalmente os setores de vestuário e tecidos, com -16%, livrarias e papelarias, com -9,87%, e combustíveis, que registrou redução nas vendas de 9,65%.

Destaque positivo na comparação entre os dois meses para o segmento de materiais de construção, que registrou alta de 18%.

Comentários