Londrina tem décimo mês seguido de saldo positivo na geração de postos de trabalho
Com quase 800 empregos criados em outubro, cidade soma 7.448 novas vagas acumuladas no ano.
Não foi um saldo como o de agosto ou o de fevereiro, mas com os 788 empregos criados em outubro a cidade manteve os bons números do ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, divulgado na tarde desta terça-feira, Londrina chegou ao décimo mês seguido com saldo positivo.
Ao contrário de setembro, que teve na construção civil a maior geradora de postos de trabalho, 275, o destaque de outubro ficou para o comércio, com 277 empregos criados, e o setor de serviços, que com as 268 novas vagas superou o saldo negativo de agosto com folga.
O economista e professor da UTFPR, Marcos Rambalducci, que coordena o levantamento do Caged em Londrina e região, comemorou os bons números da cidade no acumulado do ano, quando foram criadas quase 7.500 novas vagas.
Além de fevereiro, que teve saldo positivo de mais de 1.700 empregos e garantiu a melhor marca do ano até agora, agosto também registrou bons números, com 1.146 vagas criadas na cidade.
Na Região Metropolitana, depois de Londrina, o município com melhor saldo em outubro foi Cambé, com 198 novos postos formais. Sendo a maior parte deles, 110, gerados pela indústria. O pior resultado do mês foi registrado em Ibiporã, com apenas 21 empregos.
No país, 26 das 27 Unidades da Federação registraram números positivos em outubro, somando pouco mais de 190 mil postos. O Paraná teve o terceiro melhor resultado absoluto, com saldo de 14.945 empregos formais.
O levantamento do Caged em Londrina e Região Metropolitana é parte do Projeto de Iniciação Científica do Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas – o NuPEA da UTFPR, campus Londrina.