Ouvidoria Legislativa da Câmara de Londrina fecha primeiro ano com aumento nas manifestações da população
Canal recebeu 186 manifestações desde a criação, com destaque para o crescimento nas denúncias, sugestões e uso do Portal da Câmara
A Ouvidoria Legislativa da Câmara Municipal de Londrina finalizou o primeiro ano completo de funcionamento com 186 manifestações recebidas. O número é resultado dos 59 atendimentos registrados em 2024 e 114 apenas no primeiro semestre de 2025, o que demonstra maior engajamento da população com o canal de participação.
Criada em março de 2024 e em funcionamento desde junho do mesmo ano, a Ouvidoria tem se consolidado como ponte entre o cidadão e o Legislativo. Segundo a Ouvidora Paola Vidotti, os dados demonstram que a Ouvidoria está cumprindo o papel de mediação, escuta ativa e devolutiva qualificada à população, e além disso mostra a representação do londrinense dentro da Câmara Municipal de Vereadores.
Entre os destaques estão o aumento de 375% nas denúncias, que passaram de 4, em 2024, para 19 (13 delas anônimas) só nos primeiros seis meses de 2025, e o crescimento de sugestões (de 3 para 11) e reclamações (de 5 para 19). Também houve uma explosão nas solicitações via Portal da Câmara, que saltaram de 19 para 87, refletindo a ampliação dos canais digitais e a facilidade de acesso.
A Ouvidoria Legislativa também cumpre um papel estratégico de articulação interna, organizando e encaminhando as manifestações para os setores responsáveis ou diretamente aos vereadores. Com isso, fortalece o papel fiscalizador do Legislativo, fornece insumos reais para decisões e promove transparência e controle social.
Um exemplo prático dessa atuação foi a denúncia recebida em julho de 2025 sobre a obra de prolongamento da Avenida Octávio Genta, que ligará a Avenida Waldemar Spranger à Rodovia Mábio Gonçalves Palhano. A manifestação apontava paralisação da obra e ausência de operários. A Ouvidoria encaminhou a demanda à Comissão de Administração, que realizou uma vistoria técnica no local, identificou atrasos e cobrou explicações da prefeitura.
Os londrinenses podem entrar em contato com a Ouvidoria Legislativa pelo site cml.pr.gov.br, acessando os banners na página inicial, presencialmente na Rua Governador Parigot de Souza, 145 (em frente à Prefeitura e ao lado do Fórum), por e-mail, no endereço ouvidoria@cml.pr.gov.br, por telefone, pelos ramais 1 e 2 do número (43) 3374-1300 ou ainda por carta enviada ao mesmo endereço físico da Câmara Municipal.