Guarda Municipal divulga o balanço do primeiro semestre de 2025
Patrulha Maria da Penha atendeu 248 ocorrências de violência doméstica, realizando 69 prisões em flagrante
A Secretaria Municipal de Defesa Social divulgou o balanço das atividades da Guarda Municipal de Londrina (GML) referentes ao primeiro semestre de 2025. O relatório apresenta os principais indicadores de desempenho da instituição entre janeiro e junho deste ano.
No período, a Guarda atendeu a 11.824 ocorrências em casos de vandalismo, perturbação do sossego, fiscalização, tráfico de drogas, apreensões, ações de trânsito, entre outros, sendo que 524 situações resultaram em encaminhamentos à Central de Flagrantes.
Segundo o Secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, o aumento de atendimento é 400% a mais em relação ao mesmo período de 2024, demonstrando a confiança do londrinense com a Guarda Municipal.
O Secretário exaltou as diversas Operações Choque de Ordem que apreenderam 95 kg de drogas e a Patrulha Maria da Penha, que atendeu 268 ocorrências, totalizando 69 prisões em flagrante.
Em relação ao patrulhamento da Guarda Municipal no trânsito, 3.705 veículos foram fiscalizados, 490 remoções ao pátio municipal feitas e 144 testes de etilômetro. Juliani ainda falou em relação ao barulho de escapamento em motocicletas e as medidas que GM pretende tomar.
No primeiro semestre deste ano, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), integrada à Secretaria de Defesa Social, realizou 192 atendimentos. As ações envolveram destelhamentos, alagamentos, deslizamentos, vistorias estruturais, inundações, tremores e participação em simulações e eventos. O setor é responsável por emitir alertas, monitorar áreas de risco e coordenar respostas rápidas a emergências.