SEXTA, 14/11/2025, 14:35

UPA Centro troca máquina de raio-x e transfere exames para UPA Sabará

Equipamento antigo será removido para instalação do novo sistema neste final de semana

A secretaria municipal de saúde (SMS) começou a substituição do equipamento de raio-x da UPA Centro. O aparelho anterior estava em uso desde 2015 e já não atendia mais às demandas atuais do município.

De acordo com diretor de Urgência e Emergência da SMS, Cleiton Santana,  a UPA Sabará foi a primeira a receber um aparelho novo no início de novembro e opera normalmente, substituindo um equipamento que estava em uso desde 2013.

A UPA Centro, instalada desde agosto de 2025 no prédio do antigo hospital Mater Dei, vai passar por remoção do equipamento antigo e adequações elétricas entre esta sexta (14) e a próxima segunda-feira (17). A previsão é que o novo sistema comece a funcionar já no dia 17, no período da tarde.

Somadas, as duas unidades realizaram 51.862 exames entre maio e agosto de 2025, média de 6 a 7 mil por mês em cada local.
Enquanto ocorre a instalação do novo raio-x na UPA Centro, todos os exames ortopédicos serão centralizados na UPA Sabará, na zona oeste. A locação dos novos aparelhos soma R$ 15,8 mil, sendo R$ 7,9 mil por unidade, contratados por licitação com possibilidade de renovação anual.

Por Paulo Andrade

Comentários