QUARTA, 19/07/2017, 19:30

Agricultores paranaenses usam lodo de esgoto como adubo

Os agricultores do Paraná têm feito uma prática sustentável em suas lavouras: o uso de lodo de esgoto como adubo natural. Esse adubo é oferecido de graça pela Sanepar, e o produtor consegue substituir cerca de 70% da adubação do mercado pelo lodo. O material é gerado nas estações de tratamento de esgoto e analisado pelo Instituto Ambiental do Paraná e pela Sanepar.

Rossana Baldanzi, chefe do departamento de atividades poluidoras do IAP, explica que, durante o procedimento para uso agrícola, o lodo deve ser seco e higienizado com cal por 30 dias, antes de conseguir a licença de uso pelo IAP.  

No entanto, não são todas as culturas que podem utilizar o adubo natural: apenas soja, trigo, e florestas. Morango, alface e lavouras de outras hortaliças de consumo direto não são autorizadas a usar o lodo.

A especialista comentou ainda que por ser um lodo de esgoto, alguns agricultores ainda resistem à utilização no campo, mas ela salienta que o IAP é rigoroso na fiscalização. Os produtores que quiserem saber mais sobre a adubação natural podem enviar suas dúvidas para a pesquisadora pelo e-mail baldanzi@iap.pr.gov.br.

Comentários