TERCA, 19/12/2017, 17:39

Auditoria para atestar se o Paraná possui condições de suspender vacinação contra aftosa esta marcada para segunda quinzena de janeiro

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento, junto da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, solicitaram em outubro ao Ministério da Agricultura uma auditoria orientativa para assegurar se o estado possui estrutura para passar a ser área livre de febre aftosa sem vacinação.

Rafael Dias, gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - Adapar, explica que a auditoria deve durar uma semana, e faz uma avaliação em todos os programas de serviço de defesa da saúde animal do estado, e não apenas no controle de febre aftosa. Após a auditoria serão feitas as correções necessárias no serviço de defesa, de acordo com as considerações do relatório final. A partir disso será discutido se o estado possui condições de suspender a vacinação obrigatória.

O último foco de febre aftosa notificado no Paraná foi em 2005/2006, segundo o gerente de saúde animal da Adapar. E afirmou que desde então não houve mais manifestação clínica tanto no estado como no país.

Comentários