QUARTA, 27/09/2017, 17:49

Estado do Paraná solicita auditoria para ser área livre de febre aftosa sem vacinação

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento, junto da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, solicitaram ao Ministério da Agricultura uma auditoria orientativa para liberar o estado da vacinação contra febre aftosa. A ação é uma tentativa de interromper a imunização, e antecipar o Paraná como área livre de aftosa sem vacina. Porém não há consenso na iniciativa, que tem resistência de algumas instituições, principalmente dos produtores.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, aponta uma preocupação, pois, caso liberada a imunização, não será mais permitida a entrada de gado do Mato Grosso e São Paulo no estado. Um problema, já que o Paraná não produz gado suficiente nem para o consumo próprio. 

Brandão aponta ser necessário que o estado ateste um trabalho de fiscalização eficaz, e considere a opinião dos produtores, se serão beneficiados e concordam, conforme combinado em reunião com o presidente da Adapar. Ainda afirma que a Sociedade Rural, em geral, concorda que o futuro do país é ser livre de aftosa, apenas não querem prejudicar a cadeia antes do necessário.

Comentários