QUINTA, 20/09/2018, 18:24

Produção de café cresceu no Brasil, mas cai no Paraná

Produção de café cresceu no Brasil, mas cai no Paraná.

Ao contrário da produção brasileira de café que bateu recorde, o Paraná nessa safra sofreu uma redução de 17% se comparado com o mesmo período do ano passado. Entre os motivos para esta redução da produtividade está à estiagem que atingiu o estado em abril, principal época de formação dos pés de café. Apesar da queda a qualidade do café paranaense segue melhorando ano a ano como destaca o economista Paulo Sérgio Franzini, do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.

Paulo Sergio salienta que o Paraná tem o período de bienalidade diferente do Brasil, isso porque em 2013 o estado sofreu com uma intensa geada que atingiu as lavouras prejudicando a produção cafeeira no estado.

Há 16 anos o Paraná contava com 142 mil hectares de café plantado, hoje o estado tem pouco menos de 41 mil hectares, que esse ano produziu um milhão de toneladas. A redução da área destinada para o cultivo aconteceu por conta do custo de produção que necessita de uma grande quantidade de mão de obra.

Comentários