QUINTA, 23/11/2017, 19:25

Qualidade da bovinocultura de corte do Paraná é destaque em reunião com representantes do setor

Qualidade da bovinocultura de corte do Paraná é destaque em reunião com representantes do setor

A Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Federação de Agricultura do Estado do Paraná – Faep se reuniu essa semana com pecuaristas e líderes de sindicatos rurais para fazer balanço de 2017 e debater principais temas do setor.

Guilherme Souza Dias, zootecnista da Faep, comenta que foram discutidas questões de custos de produção, novas tecnologias para manejo e gestão, logística, boas práticas de produção bovina, funrural e produtividade estadual. E cita que a pecuária de corte do estado abate cerca de 1milhão e 3 mil cabeças por ano, e tem chamado atenção no cenário nacional pela qualidade da produção.

O zootecnista ressalta que um dos principais temas da reunião foi a atual campanha Paraná livre de vacinação contra febre aftosa, ponto de atrito entre representantes do setor. Ele explica que pelo Paraná importar bovinos de outros estados do país para recria, a retirada da vacina impossibilitaria esse ingresso de animais de zonas que realizam a imunização. Por isso muitos produtores se posicionam contra a retirada da vacinação obrigatória. E ainda evidencia que a Faep apóia a companha por acreditar que beneficiaria a economia do estado, com um avanço do status sanitário, o que permite o ingresso em mercados externos que ainda não importam do Paraná pelo fato de realizar a vacina.

Comentários