42 mil imóveis do norte do Paraná ficam sem energia após incêndio em subestação
Um incêndio registrado em uma subestação localizada em Bateias, na cidade de Campo Largo, provocou o apagão
Mais de 76 mil imóveis no Paraná, sendo a maioria na região norte do Estado, ficaram sem energia na madrugada desta terça-feira (14) durante o apagão registrado em 10 estados e no Distrito Federal.
De acordo com a Copel, houve necessidade de equilíbrio do sistema interligado nacionalmente, após um incêndio registrado em uma subestação localizada em Bateias, na cidade de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.
Por meio de nota, a Copel informou que o Corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio. Nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na Subestação Bateias foi danificado no episódio. Nenhuma pessoa ficou ferida.
A Copel ainda comunicou que, em razão da ocorrência, entrou em atuação o esquema regional de alívio de carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do sistema interligado nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada.
Em função da atuação do esquema regional de alívio de carga, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do Estado às 0h32. A maior parte delas, sendo 42 mil imóveis, ficam na região norte do Paraná. O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento 1h01.
A Copel não informou quais cidades do Norte do Paraná foram afetadas.
O governo federal, através do Ministério de Minas e Energia, repassou que as causas do incêndio serão apuradas. O relatório de análise da perturbação deve ficar pronto até sexta-feira (17).