Garoto de 12 anos morre após ser picado por escorpião em Cambará
O menino chegou a ser socorrido e foi levado para o Hospital Universitário em Londrina, mas não resistiu e faleceu nesta segunda-feira (13)
Mais uma criança morreu após ser picada por escorpião amarelo em Cambará, no norte pioneiro. O menino, de 12 anos, chegou a ser socorrido e foi levado para o Hospital Universitário em Londrina, mas não resistiu e faleceu nesta segunda-feira (13). Há três meses, um menino de 3 anos, também morreu no município ao ser picado por um escorpião.
De acordo com a nota divulgada pela prefeitura municipal, o garoto, de 12 anos, deu entrada no Pronto Socorro Municipal às 18h06 do domingo (12). A nota informou que às 18h36, a criança apresentou sintomas compatíveis com envenenamento, como calafrios, cefaleia, náuseas e prostração, e, conforme nova orientação do ClATox (Centro de Informação e Assistência Toxicológica), foi solicitada a transferência para uma unidade de referência que possuía o soro, no caso, a Santa Casa de Jacarezinho.
Ainda de acordo com a nota, durante o deslocamento o quadro clínico se agravou e a equipe voltou ao Pronto Socorro de Cambará. A equipe avançada do Samu e a 19ª Regional de Saúde foram acionadas e seguiram para Cambará levando o soro antiescorpiônico, conforme protocolo.
A saúde de Cambará repassou que seis ampolas do soro foram administradas na criança, que apresentou melhora. O menino foi transferido para o HU de Londrina, por volta das 20h15, em estado estável, segundo relato médico.
Segundo a saúde, apesar de todos os esforços, a criança veio a óbito em Londrina, nesta segunda-feira (13). A secretaria municipal de Saúde lamentou o falecimento e informou que o soro antiescorpiônico ainda não está armazenado em Cambará devido à necessidade de cumprimento de protocolos estaduais específicos.
Conforme a nota divulgada pela secretaria, o município está em processo de adequação e mantém articulação direta com a Secretaria de Estado da Saúde para viabilizar o armazenamento local o mais breve possível.
No dia 14 de julho, um menino de 3 anos também morreu após ser picado por escorpião em Cambará.
No dia 29 de julho uma menina de 12 anos foi picada e sobreviveu.