TERCA, 25/04/2023, 17:00

63,7% dos paranaenses pretendem presentear neste Dia das Mães; número é 16% menor se comparado ao levantado no mesmo período do ano passado

Esse também é o menor índice registrado pela pesquisa da Fecomércio desde 2015. Por outro lado, o valor do tíquete médio do presente subiu de um ano para o outro.

O percentual de filhos dispostos a comprar presentes no Dia das Mães, em maio, diminuiu neste ano. Uma sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae mostra que 63,7% dos paranaenses pretendem dar presentes para as mães no mês que vem, o que representa uma queda de 16,6% em relação ao ano passado, quando 80,3% dos filhos planejavam comprar algo para marcar a data. Esse também é o menor índice desde 2015.

Neste ano, 30,5% dos consumidores apostarão em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e cosméticos serão a opção para 19,7% dos entrevistados. Os mais práticos ou que preferem não arriscar somam 15,2% e presentearão sua mãe em dinheiro para que ela mesma compre o que quiser. Enquanto a disposição de presentear diminuiu, por outro lado o valor do presente aumentou em relação ao ano passado. Neste ano o tíquete médio será de R$ 143,23, aumento de 6,7% em relação a 2022, quando o valor médio do presente era de R$ 134,25.

Para a maioria dos consumidores, 27,1%, a qualidade do produto é o que mais influencia na compra. O bom atendimento do vendedor aparece na sequência, com 24,9%. Outros 14,5% consideram o preço baixo como fator decisivo na hora de presentear. Para o coordenador de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Lucas Hahn, a data deve ser preparada com antecedência pelos empreendedores, com a realização de pesquisa para entender a demanda dos clientes e formular, de forma adequada, a precificação dos produtos; a criação de jornada de relacionamento com os clientes e realização de curadoria de conteúdo para as redes sociais, marketplace e sites próprios. Ainda conforme ele, a qualidade dos produtos/serviços e a experiência de compra, demonstradas na pesquisa, como o atendimento do vendedor, são fatores que representam mais da metade da decisão do consumidor para a realização da compra.

Sobre as formas de pagamento, 30,2% afirmam que irão liquidar as compras à vista, no cartão de débito, enquanto 22,8% irão adotar a modalidade Pix e 21,7% à vista em dinheiro. A semana que antecede o Dia das Mães deve ser a mais movimentada no comércio, já que 65,5% dos entrevistados afirmam que preferem comprar o presente com uma semana de antecedência, seguidos de 17% que comprarão no mesmo dia. A maior parte das compras deve ser realizada em shoppings (24,7%). As lojas de bairro receberão 17% das compras, enquanto 16,6% serão feitas pela internet.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Fecomércio.

Por Guilherme Batista

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