TERCA, 14/02/2023, 15:32

96% das famílias paranaenses iniciam 2023 endividadas, aponta pesquisa

O patamar é praticamente o mesmo do total de famílias que terminaram o último ano no vermelho.

Os paranaenses começaram o ano do mesmo jeito que encerraram 2022: endividados. O total de famílias endividadas no estado em janeiro deste ano permaneceu em 96,4%, como em dezembro do ano passado, que já era o maior nível de endividamento dos últimos 13 anos.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da Fecomércio,  tanto ricos quanto pobres possuem débitos, informa Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade. 

O Paraná começou o ano no topo da lista nacional de endividados. A média brasileira também é a mesma de dezembro, com 78%. 

Já o ponto positivo foi que em janeiro houve redução na inadimplência no Paraná. Enquanto em dezembro 23,8% dos endividados estavam com as dívidas atrasadas, no primeiro mês de 2023, essa parcela caiu para 22,2%. Já as famílias sem condições de quitar seus débitos correspondiam a 8,4% no fim do ano passado e caiu para 7,4 em janeiro.

A fatura do cartão é o que mais pesa no bolso dos paranaenses e representou 85,1% das dívidas do primeiro mês do ano. O financiamento de veículo somou 9,3% das dívidas em janeiro e o financiamento imobiliário, 5,3%.

Com informações da assessoria da Fecomercio, repórter Guilherme Marconi

Por Guilherme Marconi

Comentários