QUARTA, 26/10/2022, 11:27

Ação integrada começa a fiscalizar a proibição de estacionamento na ciclofaixa das ruas Paranaguá e Santos

Objetivo da PM, Guarda Municipal e CMTU é orientar motoristas sobre a nova regra de trânsito que passa a valer no horário noturno e aos finais de semana

Uma ação integrada promete fechar o cerco contra motoristas que utilizam as ciclofaixas das ruas Paranaguá e Santos no centro de Londrina. A CMTU, Guarda Municipal e Polícia Militar convocaram uma coletiva de imprensa para anunciar que a partir de quinta-feira até domingo atuarão em conjunto para fiscalizar a nova regra de trânsito. Isso porque estará proibido a partir de agora estacionar sob a ciclofaixa em qualquer horário, mesmo após às 19 horas durante semana e a qualquer horário aos finais de semana.

O major Mario Celso Andrade, diretor de trânsito da CMTU, disse que a opção por uma ação conjunta é porque agentes das três corporações já atuam neste tipo de chamado de trânsito. A ideia neste primeiro momento é orientar e atuar na educação dos moradores e frequentadores de bares e restaurantes da região. Entretanto, não está descartada a aplicação e autuação com multa e recolhimento do veículo para quem não respeitar a medida.

A multa para estacionamento em local proibido é considerada grave, de R$ 195 com cinco pontos na CNH. Questionado sobre o abaixo assinado de moradores da região, o diretor de trânsito alega que a medida atende estudo da companhia e do Ippul sobre mobilidade urbana.

Subcomandante do 5º Batalhão, o major Elio Boing reconhece que a vida noturna e a grande concentração de pessoas no entorno dos bares da Paranaguá têm provocado no aumento de chamados da polícia militar por conta do barulho. Segundo ele, a medida de trânsito também ajuda a diminuir o transtorno causado aos moradores da região.

Ao todo 42 placas de trânsito foram instaladas nas duas vias do quadrilátero central sinalizando a proibição de estacionar nas ciclofaixas que ficam à direita de quem trafega nas ruas Paranaguá e Santos.

Por Guilherme Marconi

Comentários