TERCA, 28/03/2023, 13:00

Agência Nacional de Transportes Terrestres determina melhorias na sinalização de linhas férreas que passam por trechos urbanos no Paraná.

Concessionária responsável pelas linhas tem 30 dias para fazer as adequações

A ANTT, Agência Nacional de Transportes Terrestres, determinou que melhorias sejam feitas na sinalização de linhas férreas. Essa medida é para os trechos que passam dentro de várias cidades do Paraná. A agência vistoriou 55 trechos de cruzamentos com linhas férreas. O resultado apontou que em 14 deles não havia sinalização. Em outros 22 existe a necessidade de reforço na pintura. De acordo com a ANTT a  concessionária Rumo, responsável pelas linhas ferroviárias do estado, tem o prazo de 30 dias para reforçar a sinalização em cruzamentos com trens. A medida foi tomada depois da tragédia registrada no começo do mês de março, em Jandaia do Sul, quando um ônibus da Apae com 25 pessoas foi atingido por um trem. 5 pessoas morreram. A ANTT diz que a medida de reforço na sinalização vale para Jandaia do Sul, Arapongas, Apucarana, Mandaguari, Sarandi e Cambé. O prefeito de Cambé, Conrado Scheller diz que a medida é importante, mas tardia e que já vem alertando sobre o problema há muito tempo.

O prefeito de Cambé também diz que o contato com a Agência Nacional de Transportes Terrestres foi feito formalmente. A prefeitura levou até a agência uma série de argumentos para que medidas de reforço na sinalização fossem tomadas. Houve uma queda de braço sobre quem seria responsável pelas medidas, a prefeitura de Cambé ou a Rumo. 
 

Comentários