TERCA, 21/11/2023, 12:00

Antes de gastar com compras, paranaenses utilizarão o 13º salário para quitar as dívidas

Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra como os trabalhadores irão gastar o salário extra de fim de ano

Uma sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra que os paranaenses vão utilizar o 13º salário para quitar as dívidas. De acordo com a pesquisa, 40,5% dos assalariados vão usar salário extra para o pagamento de dívidas, 6% a menos que no ano passado, outros 36% dos paranaenses farão uma reserva ou investimento financeiro. A maior parte das pessoas que pretendem pagar as dívidas são as mulheres (42,9%), enquanto os homens querem investir (41,3%).

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, isso se deve à diferença salarial entre homens e mulheres que muitos postos de trabalho ainda apresentam.

A pesquisa mostra que apesar de boa parte dos paranaenses ter a intenção de quitar as dívidas, a utilização do 13º salário para a compra de presentes (27%, 11% acima de 2022) e em viagens e turismo (22%) cresceu se comparado ao passado.

A sondagem registrou ainda que os mais jovens, entre 18 e 24 anos, utilizarão o dinheiro extra de fim de ano para realizar uma reserva financeira ou investir (41,3%), seguido pela compra de presentes, com 37%. O pagamento de dívidas é prioridade para as pessoas entre 25 e 65 anos (mais de 40%). Após os 65 anos, a maioria (75%) pretende aproveitar o dinheiro para viajar.

Na coluna Educação Financeira da CBN Londrina desta semana, Mauro Calil apontou que a melhor opção é utilizar o dinheiro para pagar dívidas e também poupar já prevendo os gastos dos primeiros meses do ano com impostos e despesas escolares.

Por Juliana Takaoka

Comentários