TERCA, 11/10/2022, 18:43

Apesar de redução, famílias paranaenses seguem como as mais endividadas do país

Pesquisa mostrou que, em setembro, 95% das famílias do estado possuíam algum tipo de dívida.

O indicador da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor teve uma pequena redução em setembro, mas nada que mude muito o cenário entre as famílias do estado. Os dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio e pela Fecomércio Paraná mostram que depois de atingir, em agosto, o pior patamar dos últimos 11 anos, o índice recuou 0,8% em setembro.

Segundo a pesquisa, 95% das famílias do estado tinham algum tipo de dívida no mês passado. E elas se concentram, principalmente, no cartão de crédito, com mais de 84%. Hoje, o Paraná é o estado com maior percentual de endividados do país, seguido pelo Rio Grande do Sul, com pouco mais de 94%.

O economista e professor Marcos Rambalducci, chama atenção para alguns detalhes da pesquisa, que foi realizada apenas em Curitiba, entre eles a metodologia relativa ao cartão de crédito e o fato de que os números tratam de famílias e não de consumidores individualmente.

Apesar do grande percentual de endividados, as famílias paranaenses não são as mais inadimplentes e ocupam a 16º posição nacional nesse ranking, com 26% dos que afirmaram estar endividados tendo contas em atraso.

No Paraná, disseram não ter condições de pagar seus débitos pouco mais de 8% das famílias, uma pequena alta em relação a agosto.

O economista diz que este é o número que preocupa quando se fala de dívida, a inadimplência, principalmente entre as famílias com renda de até dez salários mínimos, em que o percentual foi de 9,4%, reflexo de uma certa falta de educação financeira e da alta da inflação.

Comentários