SEGUNDA, 03/02/2025, 16:46

Após início das aulas apenas 17% das vans escolares passaram por vistoria em Londrina

Profissionais da área têm até o dia 15 de fevereiro para submeter os veículos à inspeção obrigatória.

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) iniciou o período de vistoria do transporte escolar em Londrina no início de janeiro deste ano. Sendo assim, os proprietários dos 119 micro-ônibus e vans atualmente autorizados a operar a frota têm até o dia 15 de fevereiro para submeter os veículos à inspeção obrigatória.

Porém, com o retorno das aulas municipais e particulares na cidade nesta segunda-feira (03), de acordo com a CMTU, apenas 20 veículos passaram pela vistoria, o que representa apenas 17% da frota operante.

De acordo com o coordenador de Transporte Comercial, José Carlos da Silva, o procedimento é realizado duas vezes ao ano, sempre durante as férias estudantis, e tem como objetivo verificar a documentação dos prestadores do serviço, bem como atestar as condições de funcionamento dos automóveis, sobretudo no quesito segurança.

Para agendar a vistoria, os transportadores precisam entrar em contato com a Coordenadoria de Transporte Comercial da CMTU de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, preferencialmente pelo Whatsapp (43) 99947-8320.

Durante o atendimento, são consultados a validade do certificado de aferição do dispositivo que registra a velocidade e o tempo de viagem de veículos (cronotacógrafo); a data de vencimento do curso de motorista de transporte escolar, renovável a cada 5 anos; o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que, se estiverem regulares, credenciarão o profissional para a próxima etapa.

O coordenador alertou que, para o ano letivo de 2025, é importante que os pais e responsáveis busquem estritamente os profissionais devidamente credenciados junto ao Município. Pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br, e também pelo Whatsapp (43) 99947-8320, é possível conferir a lista e a área de atuação dos transportadores habilitados.

Após o dia 15 de fevereiro, os transportadores flagrados em atividade sem que o micro-ônibus ou van tenha sido vistoriado estarão sujeitos às penalidades previstas na legislação.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários