QUINTA, 25/02/2021, 19:31

Audiências públicas sobre pedágio, promovidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, somam treze horas de apresentações e mais de 100 contribuições

Foram dois dias de debates sobre o projeto de concessão de mais de 3 mil quilômetros de rodovias no Paraná.

No segundo dia de audiência pública sobre o novo modelo de concessões de rodovias no Paraná, o Ministério da Infraestrutura (MInfra), a ANTT e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL) apresentaram detalhes do projeto à sociedade. Foram recebidas mais de 100 contribuições em treze horas de evento realizado em suporte virtual. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, avaliou positivamente os trabalhos e anunciou uma mudança no modelo, que prevê investimentos de R$ 42 bilhões. Todos os recursos ofertados durante o leilão serão aplicados no próprio estado. Ou seja, qualquer valor usado para desempate será utilizado integralmente na própria rodovia. O diretor de rodovias do Ministério da Infraestrutura, Guilherme Luiz Bianco, afirmou que assim, a outorga fica descartada.

O deputado estadual Tercílio Turini, não vê da mesma forma. Ele  tem promovido, juntamente com colegas da Assembleia Legislativa, da Frente Parlamentar de Acompanhamento ao Pedágio, audiências com a sociedade civil organizada para debater o assunto.  E o que a maioria defende é o leilão em bolsa pelo menor preço. 

Turini reconhece que houve um avanço na postura do ministro. Mas reforça as principais reivindicações da sociedade paranaense.
 

Mesmo após as audiências públicas virtuais, os paranaenses podem seguir contribuindo com sugestões para o projeto de forma escrita, por meio do site da ANTT, até o dia 22 de março. Ao fim desta etapa, possíveis ajustes ao projeto serão feitos antes de ser encaminhado para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU).
 

Por Livia de Oliveira

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