Autoridades visitam antigo ginásio Alceu Malucelli para discutir destino do local
Espaço, que já foi um dos principais centros de ginástica artística do Paraná e do Brasil, se encontra em situação de abandono há anos
Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito de Londrina, Tiago Amaral, o secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, e vereadores que compõem a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização da Câmara Municipal de Londrina estiveram no antigo Centro de Ginástica Artística Alceu Malucelli para uma visita técnica.
Após uma série de vistorias realizadas pela Defesa Civil no ginásio Alceu Malucelli, localizado entre as ruas Monte Castelo e Guararapes, no centro de Londrina, foi identificado que a estrutura metálica do ginásio, atingido por um incêndio em 2017, apresenta “risco iminente” para os frequentadores.
Vale lembrar que o espaço está fechado há mais de dez anos e hoje é apenas mais um ponto em Londrina que vem acumulando lixo e sendo utilizado por pessoas em situação de rua e usuários de drogas. Assunto que preocupa o prefeito, Tiago Amaral, que busca alternativas para o local.
Com uma área de 739 metros quadrados, com projeto aprovado e concluído em 1988, o crescimento da vegetação no ginásio, o furto de estruturas metálicas e de fiação, e o descarte irregular de lixo são alguns dos problemas apontados pelo secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes.
Para que o ponto de lazer possa ser utilizado novamente, será necessária uma reforma completa, porém, pela prefeitura, que seria a principal interessada, ainda não existem estudos ou projetos em andamento para o local, que, segundo o prefeito, será sim melhor utilizado.
O antigo Centro de Ginástica Artística Alceu Malucelli já sediou muitos campeonatos da modalidade até meados da década passada. No final de 2015, a Associação Londrinense de Ginástica Artística (Alga), que usava o ginásio para os treinamentos de seus atletas, acabou deixando o espaço por conta de dificuldades financeiras.