SEXTA, 03/10/2025, 09:46

Secretária aposta na captação de recursos para manter todos serviços de assistência social em 2026

Nova proposta de orçamento que será enviada à Câmara, prevê uma redução de R$ 16,2 milhões para o ano que vem

A Prefeitura de Londrina deve apresentar nesta sexta-feira (3), à Câmara Municipal, o novo texto da Lei Orçamentária Anual para 2026. Na primeira versão do projeto de lei, apresentada aos vereadores no final de agosto, já havia a previsão do corte de 12,6% da pasta de Assistência Social.

A expectativa era que os programas de renegociação de dívidas, como o Regulariza Londrina, pudessem ajudar a amortecer esse corte, isso porque, a arrecadação de valores em atraso junto ao munícipe, seria repassado aos cofres públicos.

Em entrevista à CBN Londrina, o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcos Rambalducci, afirmou que no texto que será encaminhado para análise do Poder Legislativo nesta sexta-feira, não haverá mudança nos recursos da Assistência Social, que terá uma redução de R$ 16,2 milhões para o ano que vem.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Marisol Chiesa, a ideia é sentar com o Prefeito para discutir esse corte de orçamento e tentar achar uma solução.

Chiesa ainda salientou que a prioridade, caso o corte de orçamento seja realmente confirmado, serão as crianças, os adolescentes e os idosos.

Após ser enviado à Câmara, o texto será encaminhado à Comissão de Justiça e às comissões temáticas. Em paralelo, a matéria também segue para análise da Comissão de Finanças. As comissões têm 12 dias úteis para avaliar e votar o texto.

A tendência é que seja solicitada a realização de uma audiência pública após o primeiro turno, de modo que os prazos para a audiência e para a apresentação de emendas ocorram simultaneamente.

Por Paulo Andrade

Comentários