SEXTA, 03/10/2025, 16:24

Prefeitura realiza auditoria e recomendações urgentes sobre benefícios sociais em Londrina

De acordo com a controlador do município, não há garantias de que os benefícios sociais foram concedidos às pessoas que mais precisam

O controlador-geral do município, Guilherme Arruda, realizou nesta sexta-feira (03) uma apresentação referente a uma auditoria realizada nos benefícios sociais em Londrina.

De acordo com o controlador, não há garantias de que os benefícios municipais foram concedidos às pessoas que mais precisam, além de constar uma ausência generalizada de controle e inconsistências nos registros do Sistema de Serviços socioassistenciais da própria Assistência.

Segundo dados da Controladoria Geral do Município, entre 2020 e 2024, a prefeitura disponibilizou praticamente R$ 55 milhões em benefícios eventuais e emergenciais para cerca de 5 mil beneficiados na cidade com ações e auxílios federais, estaduais e municipais.

Durante a auditoria, concluiu-se que a Secretaria de Assistência Social dispõe de um sistema próprio para coleta e armazenamento dos dados relacionados à concessão de benefícios, mas foram identificadas oportunidades de melhorias na formalização de todo o processo, abrangendo as etapas de solicitação, seleção, avaliação e concessão do benefício.

Sendo assim, se torna necessário um plano urgente de recadastramento de todos os beneficiários que recebem benefícios assistenciais geridos pela Secretaria de Assistência Social dentro do sistema utilizado (IRSAS), acompanhado de um plano detalhado com cronograma, recursos necessários e estratégias de comunicação.

Além disso, outras recomendações, como a padronização de procedimentos, incluindo a implementação de formulários padronizados para visitas técnicas, elaboração de roteiros de verificação com critérios objetivos e obrigatórios e termo de recebimento para entrega do cartão, devem ser inseridas na prática com as ações de recadastramento, com expectativa de início até o fim de 2025.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários