SEGUNDA, 27/11/2023, 14:00

Belinati diz que proibição de bares na rua Paranaguá só vale para estabelecimentos futuros

Prefeito se pronunciou nesta segunda-feira pela primeira vez sobre a polêmica mudança no Código de Posturas

A proposta restritiva incluída como artigo do futuro Código de Posturas levantou uma nova polêmica em Londrina: a proibição de funcionamento de bares na rua Paranaguá, no centro da cidade. Atualmente são mais de 30 bares em funcionamento na via.

Em coletiva de imprensa durante visita oficial do ministro do Esporte, André Fufuca a Londrina nesta segunda-feira, o prefeito Marcelo Belinati (PP) tentou minimizar o impacto da notícia que foi recebida com surpresa por donos de bares e provocou reação de vereadores.

Belinati informou que o artigo visa atenuar o impacto do barulho na região que é de zona mista, ou seja, convive comércios e residências. Segundo ele, a ideia do Executivo é proibir que mais bares se instalem no local no futuro e não deve mexer com o alvará de quem já está instalado no local.

A Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes alega que o projeto é inconstitucional e promete até ações judiciais para evitar a mudança.

A discussão do novo Código de Posturas, que incluiu a proibição de funcionamento de bares na rua Paranaguá, deve ficar para 2024. Segundo o líder do Executivo na Câmara, Eduardo Tominaga, nesta resta final do ano os vereadores devem focar os trabalhos em outros projetos do Plano Diretor que já estão mais avançados, como os do Sistema Viário e do Perímetro Urbano.

Por Guilherme Marconi

Comentários