SEXTA, 19/04/2024, 17:14

Câmara promove reunião pública para tratar sobre a Educação Especial em Londrina

Ao todo são 3.366 estudantes acompanhados pelo sistema de educação especial.

Nesta sexta-feira (19), a Comissão de Defesa dos Direitos do Nascituro, da Criança, do Adolescente e da Juventude da Câmara de Londrina, promoveu uma reunião pública para tratar do tema: “Possíveis mudanças na legislação relacionada a crianças com Síndrome de Down nas escolas”.

O evento foi realizado na Sala de Sessões do Legislativo e contou com a presença de educadores, pais e representantes educacionais de Londrina.

Entre os assuntos debatidos na Câmara, foi apontado que a criança com Síndrome de Down apresenta perfil único e forma peculiar de se relacionar com o aprendizado. Para além desses aspectos, a deficiência intelectual também pode estar presente. Embora seu nível de aquisição seja variável, a escola necessita de um planejamento didático metodológico que contemple estratégias e recursos flexíveis, capazes de explorar as suas habilidades.

De acordo a gerente de Educação Especial, Cristiane Sola, atualmente, a Secretaria de Educação de Londrina, acompanha 98 estudantes com Síndrome de Down.

As crianças com Síndrome de Down possuem grande potencial a ser desenvolvido, mas precisam de mais tempo e de estímulos constantes e precoces da família, de especialistas e de professores. Durante a reunião, foi demonstrado o trabalho colaborativo entre a mediação escolar, direção e educadores das escolas municipais de Londrina, visando estimular a autonomia dos estudantes com Síndrome de Down.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários