QUARTA, 03/05/2017, 18:08

Campanha de vacinação contra a febre aftosa no Paraná vai até o final do mês

Pecuaristas devem vacinar bois e búfalos com menos de dois anos de idade. A expectativa é imunizar cerca de 100 mil animais.  

Os pecuaristas precisam ficar atentos ao prazo e vacinar o rebanho nesta campanha de vacinação contra febre aftosa. Carlos Alberto Bonese, fiscal de defesa agropecuária da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) afirma que devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com menos dois anos de idade.

O Paraná é considerado área livre de febre aftosa com vacinação.

Bonese lembra que os proprietários precisam comprovar a vacinação dos animais mediante entrega da nota fiscal de compra da vacina e do formulário do comprovante nas unidades veterinárias da Secretaria Estadual de Agricultura ou pela internet, até 31 de maio. As notas fiscais e comprovantes são fornecidos nas revendas de vacinas. Bonese destaca a importância de vacinar o rebanho. Além de imunizar o gado, o produtor evitar ser punido.
A multa chega a R$ 100 por animal não vacinado. A expectativa é imunizar, nesta primeira etapa de vacinação, cerca de 100 mil animais em todo o estado. A segunda etapa acontece em outubro.

Por Claudia Lima

Comentários