SEGUNDA, 12/07/2021, 07:00

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada no Paraná até fim dos estoques

Prefeitura de Londrina espera que até fim do cronograma, quase 220 mil doses sejam aplicadas.

A imunização contra a Influenza foi ampliada a todos os paranaenses, com mais de seis meses de idade. A campanha de vacinação vai continuar atendendo à população geral até que as doses se esgotem. A medida foi adotada pelo Governo do Estado por conta da baixa adesão registrada neste ano.

Até agora, cerca de 47% do grupo prioritário recebeu o imunizante, que protege contra as três principais cepas em circulação. Este percentual representa cerca de 2,6 milhões de pessoas. Mas, a meta do Ministério da Saúde é que a cobertura vacinal atinja 90% do público-alvo.

A expectativa é que o Paraná receba mais 1,2 milhão de doses da vacina contra a gripe. Mas, de acordo com a última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nem mesmo o atual quantitativo disponível foi completamente utilizado.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destaca a importância do apoio da população à campanha de vacinação contra a gripe. Ele afirma que se proteger da Influenza também é uma ação que contribui para diferenciar diagnósticos respiratórios em meio à pandemia da Covid-19.

Em Londrina, a imunização contra a gripe continua sendo realizada, pelo menos, até o dia 19 de julho. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a prorrogação da campanha. A população pode se vacinar em uma das 38 Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da ação. Para isso é necessário marcar um horário pelo telefone.

Outros quatro pontos de atendimento também estão disponíveis. São eles, as UBS’s Ernani Moura Lima e da Vila Casoni, além da sede da Unopar, campus Catuaí, e também no Instituto de Ensino Superior de Londrina (Inesul). Nestes locais o agendamento deve ser feito pelo portal da Prefeitura.

Desde o início da vacinação contra a Influenza, o município realizou 130.204 aplicações. O principal público atendido foi o dos idosos, com mais de 59 mil doses. De acordo com os dados da pasta, cerca de 24.500 crianças e 16.700 trabalhadores da Saúde também receberam o imunizante. Até a data limite, a prefeitura espera que quase 220 mil pessoas sejam vacinadas.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações sobre a campanha de imunização contra a gripe na cidade, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

Comentários