QUINTA, 01/09/2022, 11:00

Candidatos ao Governo do Estado do Paraná participaram de debate na UEL, nesta quinta-feira (1)

Entre pautas tratadas no encontro, que não teve presença de Ratinho Jr., temas como Educação, Saúde, Economia e Emprego

O debate com candidatos ao Governo do Paraná foi realizado, nesta quinta-feira (1), no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O evento foi promovido pelo Coletivo de Sindicatos de Londrina.

O encontro contou com os candidatos Roberto Requião (PT), Ricardo Gomyde (PDT) e Ângela Machado (PSOL). Carlos Massa Ratinho Jr. (PSD), que tenta a reeleição, foi convidado, mas não compareceu. Segundo a assessoria, ele já tinha outro compromisso agendado. 

Os partidos dos demais candidatos não têm representatividade no Congresso, por isso não participaram.

Entre os eixos temáticos que guiaram o debate, estavam Saúde, Educação, Privatizações, além de Trabalho, Economia e Emprego. A organização disponibilizou urnas para que o público pudesse escrever perguntas.

Para Marcelo Seabra, presidente da Assuel, sindicato que representa servidores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o evento é importante para possibilitar o diálogo com a população da cidade e da região.

No tema Educação, foram abordados assuntos como a Lei Geral das Universidades (LGU), concursos públicos e reposição salarial.

Já ao tratar de Saúde, os candidatos falaram sobre a pandemia da Covid-19, como também da fila de cirurgias eletivas, no estado, e ainda sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS)

Na avaliação de Gomyde (PDT), é preciso apoiar consórcios regionais para fortalecer o serviço de Saúde, no Paraná.

Já Roberto Requião (PT) destacou a importância de novos concursos públicos e de aproximar os atendimentos de Saúde à população.

Entre os pontos abordados por Angela Machado (PSOL), o cuidado com a Saúde dos servidores e das populações vulneráveis.

No segundo bloco do debate, os candidatos responderam a questões elaboradas pelo público e, em um terceiro momento, os participantes puderam fazer perguntas entre si.
 

Comentários