Chefe da 17ª Regional de Saúde recomenda que a população mantenha cuidados apesar do fim da pandemia
Lucia Lopes, chefe da 17ª explica que o término da emergência de saúde pública não significa que os casos acabaram
A OMS - Organização Mundial da Saúde declarou o fim da emergência de saúde pública da pandemia do coronavírus no planeta. O alerta foi decretado pela entidade em janeiro de 2020, quando o número de casos e mortes começou a disparar na China. A alteração do status foi possível graças ao avanço da vacinação e a diminuição de casos e mortes. A chefe da 17ª Regional de Saúde comemora o fim da pandemia mas explica que ainda é necessário manter cuidados, principalmente com a proximidade do Inverno.
De acordo com a OMS, nos últimos três anos, a doença provocou mais de 765 milhões de casos e quase 7 milhões de mortes. No Brasil foram registrados 37,4 milhões de casos confirmados e 701 mil mortes. Em Londrina, foram 163 mil casos e 2694 óbitos. Hoje ainda a média é de 14 casos confirmados por dia. Para Lucia Lopes, o fim da pandemia não significa que os casos acabaram.
A chefe da 17ª Regional de Saúde explica que os cuidados com a higiene são fundamentais para evitar a doença e recomenda a lavagem das mãos e o uso do álcool gel e principalmente o uso da máscara quando houver sintomas gripais.