Projeto para pavimentação das estradas dos acampamentos Eli Vive I e II deve ser entregue no fim de outubro
Obras vão custar aproximadamente R$ 220 mil e devem começar até fevereiro do ano que vem
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina afirmou que até o final de outubro será entregue o projeto de pavimentação das estradas rurais dos assentamentos Eli Vive I e II. Ao todo, são mais de 100 km de vias internas sem nenhum reparo.
Em março deste ano, moradores foram até a Prefeitura para protestar pela falta de melhorias. Na ocasião, um dos estopins foi a solicitação de uma das empresas contratadas pelo Município para transporte escolar, para a redução do tráfego em rota onde a má condição da estrada coloca em risco a segurança das 400 crianças que moram nos assentamentos.
De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues, a empresa responsável deve entregar até o fim de outubro os projetos executivos, incluindo terraplanagem, topografia, drenagem, revestimento primário e outros.
Domingues ainda afirmou que tenta incluir outras estradas nos projetos e que tem até fevereiro para começar a executar 30% das obras.
Vale lembrar que em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Londrina declarou situação de emergência nas estradas rurais do município. O decreto com essa condição foi assinado pelo prefeito Tiago Amaral.
Isso significa que a administração municipal fica autorizada a iniciar, em caráter de urgência, uma série de ações e serviços para a recuperação das vias que ligam a área urbana aos distritos e patrimônios. O decreto segue em vigor até que todos os trabalhos sejam finalizados.
Nas obras do Eli Vive I e II, a Prefeitura vai arcar com uma parte do investimento junto com o Governo Federal.
Dos 900 km de estradas rurais de Londrina, aproximadamente, 190 quilômetros estão elencados como prioritários no plano emergencial de recuperação definido pela Prefeitura e boa parte deles estão nos assentamentos Eli Vive I e II.