SEGUNDA, 15/09/2025, 07:00

Com atraso de um ano, letreiros turísticos dos distritos rurais devem ser entregues até o fim de setembro

Serviço que deveria ter sido finalizado no ano passado chegou a ser concluído, mas Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento identificou irregularidades

Os moradores de oito distritos rurais de Londrina devem receber até o fim deste mês os letreiros  “#EU AMO + nome do distrito”, com o “AMO” representado por um coração.

As estruturas foram adquiridas em julho do ano passado, quando a Prefeitura de Londrina assinou um contrato no valor de R$ 160 mil com a empresa FAL Eventos Ltda para a instalação de letreiros turísticos nos distritos de Irerê, Warta, São Luiz, Paiquerê, Maravilha, Lerroville, Guaravera e Espírito Santo.

O serviço deveria ter sido entregue 45 dias depois da assinatura da ordem de serviço, ou seja, no dia 20 de agosto de 2024, e de lá para cá, a empresa responsável solicitou três aditivos de tempo para a instalação dos letreiros, alegando “sobrecarga de serviços durante os meses de festas juninas e julinas, período em que também atua com montagem de palcos, som e iluminação”.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues Pereira, o serviço foi entregue, porém, o fiscal da Secretaria identificou irregularidades no serviço.

Ao identificar o problema, a Prefeitura solicitou a abertura de um processo de apuração de responsabilidade contra a empresa, porém o prazo de execução do contrato estava próximo do fim, obrigando a Secretaria a dar um quarto aditivo de tempo para reparos na instalação dos letreiros.

A equipe de reportagem da rádio CBN Londrina entrou em contato com a FAL Eventos Ltda, que garantiu ter entregue o serviço e agora segue o acordo com a Prefeitura para os ajustar todos os detalhes que faltam. Domingues disse que durante a fiscalização foi possível identificar diversos problemas na montagem das estruturas.

De acordo com o contrato, os letreiros são confeccionados em aço galvanizado, fixados em bases de concreto e iluminados por refletores de LED. A empresa também deve garantir manutenção mínima de dois anos, cobrindo reparos em pintura, iluminação e estrutura.

Por Paulo Andrade

Comentários