SEGUNDA, 15/09/2025, 07:15

Londrina possui mais de 80 locais identificados com acúmulo extremo de lixo

Nove casas já foram limpas somente este ano, retirando mais de 50 caminhões de entulhos

O grupo técnico responsável por mapear pessoas que vivem em situação de acúmulo de lixo em Londrina já identificou mais de 80 imóveis com características de acumuladores. O grupo é formado por integrantes da Secretaria de Saúde, Secretaria do Meio Ambiente, CMTU, entre outros.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental, Nino Medeiro Ribas, o levantamento é feito com base em denúncias realizadas pela própria população e tem como objetivo elaborar políticas públicas para solucionar esse problema.

Atualmente, em Londrina, são mais de 80 locais identificados com uma grande quantidade de lixo, o que caracteriza que a pessoa que mora ali é uma possível acumuladora. Só este ano, nove locais foram limpos, resultando em mais de 50 caminhões de lixo retirados dessas residências.

Durante as vistorias por parte do grupo técnico, foi identificada uma variedade de itens que estão sendo acumulados. Segundo Ribas, essas pessoas têm guardado desde itens recicláveis até animais.

A intenção do grupo é orientar, acompanhar e ajudar as pessoas que vivem nesses ambientes. Vale lembrar que somente depois de uma análise psicológica é possível determinar se a pessoa é uma acumuladora ou não.

Para denunciar os locais em estado crítico, o número disponibilizado é o 0800-400-1893. O grupo técnico irá até o imóvel, fará o mapeamento do local e analisará se a pessoa se enquadra no perfil de situação de acúmulo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Por Paulo Andrade

Comentários