SEXTA, 14/02/2020, 18:20

Com 149 casos para cada cem mil habitantes, Paraná decreta estado de alerta contra a dengue

Governo do Estado pretende intensificar combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti e ir atrás de recursos para o tratamento dos doentes.

O Paraná entrou em estado de alerta contra a dengue. O decreto que institui o cuidado redobrado foi assinado pelo governador Ratinho Junior na última quinta-feira. A mudança de status é resultado do atual cenário do estado, que, desde o ano passado, enfrenta uma séria epidemia de dengue. Para decretar o estado de alerta, a localidade precisa ter pelo menos cem casos confirmados da doença a cada cem mil habitantes. No caso do Paraná, segundo o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, já são 149 confirmações a cada cem mil moradores.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, destaca que é preciso intensificar o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti e, agora, com o estado de alerta decretado, ir atrás de recursos para reforçar o tratamento dos infectados.

Em Londrina, a situação ainda não é de epidemia, mas os casos de dengue não param de aumentar. Até agora, no ano, já foram confirmados 658 casos, além de quase seis mil suspeitos. Quatro mortes possivelmente causadas pela doença também estão em investigação. Para tentar melhorar o atendimento dos pacientes, a cidade dividiu as tarefas entre os principais hospitais: HU, Zona Norte e Zona Sul vão cuidar da internação dos doentes, sendo que o Hospital Universitário vai absorver as situações mais graves. Já as pessoas com os sintomas iniciais da doença devem procurar atendimentos nos postos de saúde e nas unidades de pronto atendimento.

Por Guilherme Batista

Comentários