QUARTA, 28/09/2016, 18:37

Com biometria, TRE do Paraná calcula que eleitor irá levar 30 segundos para votar

Esta será a segunda eleição em que o londrinense usa a digital para se identificar na seção de votação.

Londrina é um dos 68 municípios do Paraná cujos eleitores usarão a biometria para votar neste domingo (2). De acordo com o assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Marden Machado, esse sistema ajuda a tornar mais rápido o momento do voto. Segundo ele, o TRE calcula que o eleitor irá levar de 30 a 40 segundos para digitar suas escolhas na urna.

Já nas cidades que ainda não têm biometria, Marden Machado afirmou que o tempo do voto irá girar em torno de um minuto.

A identificação por meio da digital foi utilizada pela primeira vez em Londrina nas eleições de 2014. Naquele ano, muitos londrinenses relataram que levaram mais tempo para votar, especialmente no primeiro turno. No entanto, conforme o assessor do TRE, isso não irá acontecer no domingo, já que são apenas dois cargos em disputa: prefeito e vereador.

Londrina tem pouco mais de 352 mil eleitores cadastrados na biometria. Para Marden Machado, o modelo digital reforça a segurança do procedimento de votação.

Para votar, não é obrigatório levar o título de eleitor. Basta um documento original com foto. Vale lembrar, porém, que é o título que apresenta os números da zona e da seção de votação.

Comentários