QUINTA, 24/11/2022, 08:00

Com novos casos da dengue, Paraná ultrapassa 1.500 positivações em atual período epidemiológico

Do mês de agosto até agora, 329 municípios do estado tiveram notificações e 179 apresentaram confirmações da doença.

De acordo com a atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Paraná teve 76 novos casos confirmados da dengue, na última semana. Desde o início do período epidemiológico, em agosto deste ano, 1.538 diagnósticos positivos foram informados.

O relatório também apresentou 1.681 novas notificações da doença, nesta semana, passando de 18.263, no boletim anterior, para 19.944 registros no atual informe. Nenhum novo óbito foi computado na publicação desta semana. O estado soma três mortes por dengue neste ciclo de monitoramento, que segue até julho de 2023.

Até o momento, 329 municípios tiveram notificações e 179 registraram positivações. Do total de confirmações de dengue, no estado, durante o atual período epidemiológico, cerca de 5% são autóctones. Ou seja, a pessoa contraiu a doença na cidade em que mora.

Ainda de acordo com o boletim da Sesa, 4.218 casos estão em investigação e outros 12.605 já foram descartados. A Regional de Saúde responsável por Londrina e outras 20 cidades tem o maior número de notificações, de acordo com o informe, com pouco mais de 5.800 registros. Apesar disso, foram confirmados, até agora, somente 245 casos neste ciclo de monitoramento.

Na cidade de Londrina, o sinal é de alerta para a dengue, segundo o último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que registrou um índice de infestação predial de 3%. Desde o início do ano, a cidade teve 3.101 positivações para a doença e dois óbitos. Outros 8.800 casos, aproximadamente, foram descartados.

A população pode contribuir no combate ao mosquito transmissor. Entre as orientações da Secretaria Municipal de Saúde está a atenção aos objetos de casa que podem acumular água e acabam se tornando criadouros do Aedes aegypti.

A recomendação é que garrafas e vasos sejam colocados de boca para baixo. Caixas d’água devem ser higienizadas e tampadas. Já no caso dos pratinhos de vasos de plantas, os moradores devem preenchê-los com areia. Também é aconselhado que lixos e outros materiais sejam descartados de forma adequada.

Ainda há a possibilidade de denunciar possíveis focos do mosquito através do Disque-Dengue, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número para contato é o 0800-400-1893.

Comentários