QUINTA, 30/03/2023, 18:40

Com quase 80% das lavouras colhidas, Paraná deve confirmar a maior safra de soja da história

Segundo o último relatório mensal da Secretaria de Agricultura, volume deve ser 82% superior ao da última safra e chegar a 22 milhões de toneladas.

O Departamento de Economia Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura, reforçou, nesta quinta-feira, que o estado deve confirmar o recorde previsto para a safra de soja 2022/2023.

Segundo os técnicos do Deral, o Paraná deve produzir mais de 22 milhões de toneladas do grão em uma área de pouco menos de 5,8 milhões de hectares. O volume é 82% superior ao da última safra, com uma produtividade de mais de 3.840 kg por hectare.

Segundo o Deral, o bom desempenho se deve, principalmente, ao clima favorável. A colheita chegou a 77% da área plantada nos últimos dias e, aproximadamente,  90% das lavouras estão em boas condições.

A área estimada em quase 5,8 milhões de hectares cresceu apenas 2% em relação à última safra. O destaque, e que vai fazer a diferença no resultado final, será a produtividade.

Segundo o analista do Deral, Edmar Gervásio, com o volume recorde, o Paraná deve aumentar sua participação na produção nacional do grão, passando a representar em torno de 15% do total.

Em relação aos preços, a saca de soja vem numa tendência de queda. Na semana passada, o grão foi comercializado por R$144,30, 9% a menos que em fevereiro e 24% mais baixo que em março de 2022. De acordo com o Deral, essa queda está diretamente ligada à grande oferta no mercado internacional.

Comentários