QUARTA, 08/09/2021, 18:38

Com queda nos estoques, bancos de sangue do Paraná pedem apoio da população

Em Londrina, enfermeiro do Ihel diz que atual volume é suficiente apenas para suprir demanda diária de atendimentos.

Com uma redução de aproximadamente 30% nas doações de sangue ao longo do último ano, o Instituto de Hematologia de Londrina (Ihel) segue em busca de um número maior de pessoas para repor os estoques que, atualmente, estão baixos.

Emerson Carvalho, enfermeiro técnico responsável pela clínica, explica que, com a retomada das cirurgias eletivas, a demanda pelas bolsas de sangue aumentou, mas o número de doadores não acompanhou este volume. Muitas pessoas ainda se sentem inseguras por conta da pandemia.

De acordo com ele, o estoque disponível é suficiente apenas para suprir a necessidade diária dos hospitais atendidos. O Ihel fornece bolsas de sangue para aproximadamente 70% das unidades de Londrina que realizam transfusões.

Este cenário, no entanto, não é exclusividade do Ihel. A situação é grave em todo o estado. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), que atende a mais de 380 hospitais, também está pedindo por mais doações.

A coleta de sangue pode ser feita em pessoas saudáveis de 16 a 69 anos. Quem tomou a vacina contra a Covid-19 recentemente deve respeitar o tempo mínimo de cada imunizante. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em um período de 12 meses, homens podem doar sangue até quatro vezes e mulheres podem realizar o procedimento a cada 90 dias.

O Instituto de Hematologia de Londrina fica na rua Senador Souza Naves, nº 667, e atende das 8h às 17h30. A orientação para grupos que forem à clínica, reforçar os estoques, é que agendem o atendimento pelo telefone 3374-7800.

 

NOTA RETORNO

A reportagem da CBN Londrina também entrou em contato com o Hemocentro do Hospital Universitário. O diretor da unidade, Fausto Trigo, nos informou que a clínica está precisando de doações para os tipos O positivo; O negativo e A negativo.

O Hemocentro fica na Rua Claudio Donisete Cavaliere, 156, ao lado do Hospital Universitário (HU) e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 17h30. Para fazer a coleta de sangue é necessário marcar um horário pelo site saude.pr.gov.br./doacao.

Comentários