Com verão fora de época, é preciso redobrar cuidados básicos com a saúde
Desidratação, desmaios, dor de cabeça e exaustão são mais comuns em períodos de calor e baixa umidade
Com as altas temperaturas nessa reta final do verão, o londrinense está sentindo na pele os efeitos do calorão de mais de 30 graus e baixa umidade relativa do ar. Alguns dos impactos mais comuns das ondas de calor sobre a saúde são exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, brotoejas pelo corpo e inchaços, principalmente nos tornozelos, pés e mãos.
O médico otorrinolaringologista Gustavo de Alcântara alerta que é importante aumentar o consumo de água, evitar consumir bebidas alcoólicas, evitar sair e praticar exercícios físicos nos horários mais quentes (entre 10 e 16 horas) e fazer limpeza nasal com soro fisiológico.
O otorrino conta que no outono/ inverno, muitas pessoas o procuram com infecções das vias aéreas e mesmo com esse calor excessivo, a demanda por atendimento se manteve.
Por causa da onda de calor, a Sesa - Secretaria Estadual da Saúde alerta a população sobre os cuidados com a saúde diante das temperaturas altas previstas para esta semana. De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia o calor deve aumentar ainda mais a partir desta sexta-feira (22). As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo. No norte do Paraná as temperaturas devem ficar acima dos 35 graus.
Com o calor e a umidade relativa do ar baixa, é importante reforçar o consumo de água para prevenir a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.