TERCA, 30/08/2022, 17:56

Confiança do Empresário do Comércio paranaense atinge maior patamar do ano

Médias e grandes empresas puxaram o índice para cima, como as mais confiantes do varejo do estado.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o ICEC, atingiu, em agosto, o maior patamar de 2022. O indicador, medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e pela Fecomércio Paraná, teve uma variação mensal de quase 2% e chegou a pouco mais de 126 pontos, o melhor índice para o mês de toda série histórica da pesquisa. Em relação a agosto do ano passado, o aumento foi de 5%.

No caso da confiança das médias e grandes empresas, que têm mais de 50 empregados, o índice deu um salto de 6,6%, e passou de 127,1 pontos em julho para 135,5 pontos em agosto. Rodrigo Schimidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial e Pesquisas da Fecomércio, diz que entre as empresas de menor porte, o crescimento do indicador foi de 1,9%, saindo de 123,7 pontos no mês passado para 126 pontos em agosto.

Segundo ele, os números revelam um maior otimismo, a curto prazo, do comerciante aqui do estado.

Apesar do otimismo, ele diz que o empresário do varejo está preocupado com a capacidade financeira dos consumidores de menor poder aquisitivo.

Segundo Rodrigo Schmidt, todos os fatores que compõem o indicador de confiança apresentaram variação positiva no mês.

Outro dado positivo é que o Índice de Confiança paranaense ficou acima da média nacional, que também cresceu em agosto e chegou aos 124 pontos.

Comentários