TERCA, 22/06/2021, 17:20

Confiança do empresário industrial continua em alta e é a maior desde janeiro no Paraná

Para economista da Fiep, resultado reflete a resiliência do setor junto às dificuldades impostas pela pandemia de coronavírus, e também o momento do mercado de trabalho, que está aquecido.

O índice de confiança do empresário industrial paranaense se manteve em alta neste mês de junho, conforme revelou uma pesquisa da Fiep, Federação das Indústrias do Paraná feita em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador referente a este mês chegou a 64,1 pontos na área de otimismo. Numa escala que vai de 0 a 100 pontos, acima dos 50 pontos é considerado otimismo, e abaixo dos 50, pessimismo. O resultado ficou 4,5 pontos acima do registrado em maio passado e 22,4 pontos acima do divulgado em junho do ano passado, quando o índice somou apenas 41,7 pontos. O indicador levantado neste mês também é o maior desde janeiro.

Para o economista da Fiep, Evânio Felippe, o resultado reflete a resiliência da indústria paranaense junto às dificuldades da pandemia de coronavírus, e também o bom momento do mercado de trabalho, que, segundo ele, está aquecido.

O economista também listou o que, para ele, ainda causa insegurança ao setor como um todo, que, apesar do otimismo, continua tendo que lidar com uma série de desafios impostos pelo cenário atual.

Apesar disso, ele acredita que o índice de confiança deve se manter em alta nos próximos meses, acompanhando a ampliação do processo de vacinação contra o coronavírus no estado e também o firmamento dos novos contratos de pedágio, que prometem tarifas menores, o que pode impactar positivamente o setor industrial paranaense.

Por Guilherme Batista

Comentários