SEGUNDA, 26/09/2022, 18:49

Confiança do industrial paranaense tem melhor índice desde agosto do ano passado

Na contramão do resto do setor, otimismo da construção civil apresentou redução de pouco mais de 4 pontos no mês.

A sondagem de setembro da Fiep, em parceria com a CNI, mostrou que o industrial do estado está mais otimista em relação à economia e aos negócios. De acordo com a pesquisa, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria avançou três pontos na comparação com o mês anterior e chegou a 62,4 pontos. É o maior patamar desde agosto de 2021, quando ficou em 66,4 pontos, numa escala que vai até 100.

O economista da Fiep, Marcelo Alves, avalia que o avanço se deve, principalmente, a uma percepção geral mais positiva do industrial sobre a economia do país, nos próximos seis meses.

Na composição do chamado ICEI, o indicador de expectativas aumentou pouco mais de 2 pontos, somando quase 64. Também o melhor resultado desde agosto do ano passado.

Mesma situação do indicador de condições do último semestre, que subiu pelo segundo mês seguido e avançou quase 5 pontos, nesta última pesquisa antes das eleições.

O economista da Fiep diz ainda que esse é um período sempre cercado de muita instabilidade e que acaba impactando na expectativa do industrial.

Na contramão do resto do setor, o índice de confiança da construção civil, mesmo ainda na área de otimismo, apresentou redução de pouco mais de 4 pontos.

Segundo a Fiep, resultado dos aumentos sucessivos na taxa básica de juros até agosto, o que acabou encarecendo o crédito e dificultando os financiamentos imobiliários.

Comentários