TERCA, 05/07/2022, 15:09

Confiança dos comerciantes paranaenses volta a crescer depois de cinco meses

Apesar das preocupações com o cenário econômico do país, empresários do varejo se dizem otimistas e planejam investimentos.

Depois de uma queda iniciada em janeiro, e que durou cinco meses, a confiança do empresário do varejo do estado voltou a crescer em junho. Foi o que mostrou a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio e pela Fecomércio Paraná. A alta no mês foi de 0,9%.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da entidade paranaense, Rodrigo Schmidt, explica que o otimismo do varejo registrado em junho teve como base o crescimento no volume de vendas.

Ele diz ainda que, na variação anual, o indicador aumentou quase 15%, e chegou, praticamente, ao patamar nacional, que atingiu 122,4 pontos no mês, a maior pontuação desde o início da pandemia.

Segundo o coordenador da Fecomércio, a elevação na confiança do empresário do varejo em junho, foi motivada, principalmente, pelas empresas de maior porte. Nesse grupo, o índice subiu de 130,7 pontos em maio para 132,1 pontos em junho.

Entre os três fatores avaliados para se chegar ao indicador de confiança de junho, todos tiveram alta. As Expectativas do Empresário registraram a maior pontuação da pesquisa, chegando a 148,2 pontos. Já os Investimentos atingiram quase 115 pontos.

Mas, segundo Rodrigo Schmidt, o destaque ficou para o subindice Condições Atuais do Empresário do Comércio, que marcou 104 pontos em junho. Apesar da redução de 0,6% entre os dois meses, a alta em relação ao mesmo período do ano passado foi significativa.

O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio diz ainda que os números positivos dos três subindicadores revelam, apesar da inflação persistente e dos juros elevados, a disposição do empresário do varejo em fazer investimentos e expandir os negócios.

Comentários