QUINTA, 23/06/2016, 15:32

Deputados do Paraná pedem ampliação da vacina contra gripe A ao Ministério da Saúde

Além dos grupos de risco em que a imunização é oferecida de graça, os parlamentares pedem para outros setores também ter acesso a vacina sem custo.

Deputados do estado apresentaram ao Ministério da Saúde nessa semana, um pedido para ampliação dos grupos de risco para imunização contra o vírus da gripe H1N1, já na campanha de vacinação de 2017.

Os parlamentares ainda pedem que seja antecipada a campanha para fevereiro.

Segundo o deputado estadual, Tercílio Turini, devido ao agravamento da doença nesse ano de 2016, e a cobertura para os grupos de risco, durante a campanha desse ano, atingir uma grande quantidade de pessoas, mostra a preocupação da população em prevenir a gripe A, mas muitos não têm recursos, e os que são considerados fora do grupo de risco devem ter acesso a vacina.

Para Turini, se antecipar a vacina e imunizar o máximo de pessoas possível, evita uma pandemia futuramente, como ocorreu em 2009, quando mais de 2 mil vítimas morreram por causa da doença no país.

Para ele, a situação é grave para os estados do sul do país, com as quedas de temperaturas que também vieram antes do previsto.

O estado de São Paulo foi o que teve o maior número de casos do país, com mais de 400 mortes até agora, seguido por Rio Grande do Sul com mais de 105 mortes e no Paraná o número ultrapassa as 70 mortes por causa da gripe A, só nesse ano.

A campanha de imunização ocorreu entre, 30 de abril e 20 de maio, no Paraná.

Comentários