SEGUNDA, 06/06/2022, 14:48

Deral tem expectativa de colheita recorde para o milho safrinha no Paraná

Caso seja confirmado, será um aumento de 90% em comparação com último ciclo que sofreu bastante interferência do clima

A geada ou falta de chuvas causaram problemas significativas no último ciclo do milho safrinha. Entretanto, neste ano as expectativas são bastante otimistas na produção da cultura no Estado. É o que aponta o Deral, Departamento de Economia Rural da Seab (Secretaria de Agricultura do Paraná). A estimativa é de colheita de 16 milhões de toneladas, de mais 100% acima do ciclo anterior quando foram colhidos menos de 6 milhões o Estado. 

O número é calculado em cima dos 2,7 milhões de hectares de área plantada de milho safrinha, com aumento de 9% da área ante 2021.

O Analista de grãos do Deral, Edmar Gervásio pontuais neste, mas que de acordo com o departamento não devem causar perdas significativas, ao contrário da última safra. 

Apesar das condições climáticas apropriadas, alguns produtores precisam lidar com um outro problemas: como o controle de pragas para garantir uma boa safra do milho. 

Um levantamento do Deral mostra que 84% da área plantada está em boas condições, 14% em médias e apenas 2% em estado ruim.
 

Por Guilherme Marconi

Comentários