QUINTA, 18/08/2016, 18:05

Desemprego tem ligeira alta no Paraná no segundo trimestre de 2016

Índice de 8,2% é bem maior que o registrado no mesmo período do ano passado de 6,2%.

A pesquisa trimestral realizada pelo IBGE mostrou uma ligeira alta no percentual de paranaenses em idade para trabalhar que estão sem emprego.

No primeiro semestre de 2016 o índice de desemprego era de 8,1%, enquanto no segundo semestre o percentual chegou a 8,2%.

No segundo semestre do ano passado, o índice era de 6,2% e no segundo trimestre de 2014 o percentual de desempregados no Estado era ainda menor, 4,1%.

Apesar da alta, o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Júlio Suzuki Júnior, acredita que o índice de desemprego tende à estabilidade.

Levantamento do Caged também aponta diferenças regionais importantes.

Enquanto as regiões metropolitanas de Curitiba e Londrina tiveram perdas de postos de trabalho, Maringá gerou novos empregos no 1º semestre deste ano.

As regiões de Curitiba e Londrina perderam juntas quase 16 mil postos de trabalho. Já a região de Maringá gerou 650 empregos no mesmo período.

Para o presidente do Ipardes, a diferença se explica porque Maringá tem uma economia mais ligada à agricultura.

Os setores mais importantes na economia em Londrina e Curitiba são os serviços e a indústria, que foram mais atingidos pela crise.

O presidente do Instituto afirmou ainda que o crescimento econômico deve ser retomado a partir do segundo semestre, mas pontuou que o emprego deve ser o último índice econômico a ter reação.

Comentários