QUINTA, 24/11/2016, 18:55

Detran revela que quase metade das multas aplicadas no Paraná são de natureza grave ou gravíssima

De janeiro a outubro, foram quase dois milhões de multas aplicadas em todo estado.

Em dez meses, aproximadamente de 2 milhões de multas foram aplicadas pelo Departamento Estadual de Trânsito em todo Paraná. Desse total, 41% são classificadas como médias, 34% graves, 15% gravíssimas e 8% leves. Dirigir acima de 20% da velocidade permitida para a via lidera o ranking das infrações médias. A segunda é dirigir usando o celular, com mais de 100 mil autuações. Segundo o Chefe da Divisão de Autos de Infração do Detran, Rodrigo Kozakiewicz,o aumento das infrações médias em todo o estado foi de 28% em relação a 2015.

Londrina foi a cidade que teve a maior alta de infrações médias, um crescimento de 180% em relação ao ano passado. Em 2015 foram aproximadamente 37 mil multas. Este ano, o número deu um salto e quase triplicou, foi para mais de 104 mil autuações. Rodrigo Kozakiewicz diz que esse aumento pode ter sido causado pela instalação dos novos radares na cidade.

Segundo o Chefe do Detran, algumas infrações leves e médias foram transformadas em infrações graves com as mudanças na lei, que começaram a valer no início do mês. Quem, por exemplo, estacionava em vagas destinadas a pessoas com deficiência ou idosas cometia uma infração grave,e recebia cinco pontos na carteira, agora a infração passou a ser considerada gravíssima. A multa passou a ser de R$ 293,47 e o infrator leva 7 pontos na carteira.

Com as mudanças na lei, alar ao celular enquanto estiver dirigindo, apesar de continuar uma infração média, pode gerar uma multa gravíssima, de R$ 293,47, além de 7 pontos na Carteira de habilitação, se o condutor manusear ou digitar no celular.

Comentários