SEXTA, 28/01/2022, 17:20

Em 20 dias, número de internações por coronavírus disparou 270% nas UTIs em Londrina

Nas enfermarias, alta foi ainda maior e chegou aos 400%. Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação para a contenção dos casos mais graves da doença.

As internações por coronavírus não param de aumentar em Londrina. Entre o dia 6 de janeiro e quinta-feira, dia 27, o número de pacientes infectados com a doença em leitos de UTI da cidade disparou de seis para 22. Ou seja, em apenas 20 dias, a alta foi de quase 270%. Nas enfermarias, esse aumento foi ainda maior. Enquanto que no início do mês sete pessoas tratavam a Covid-19 em leitos de enfermarias em Londrina, atualmente são 35 nesta situação, uma alta de 400%.

E esse número se torna ainda maior se considerarmos casos de pacientes de cidades da região. Nas enfermarias Covid do Hospital Universitário (HU) de Londrina, por exemplo, 92 pessoas estão internadas. Por conta disso, o setor, que tem capacidade para 91 pacientes, apresenta uma taxa de ocupação de 102%.

Já nas UTIs, o cenário é um pouco menos complicado: "apenas" 28% das 50 vagas de Terapia Intensiva exclusivas para pacientes Covid no HU estão sendo utilizadas neste momento.

Para a Secretaria Municipal de Saúde, o número de doentes graves só não é maior por conta do avanço da vacinação. Uma pesquisa feita pela autarquia, inclusive, mostrou que 80% dos internados com coronavírus em UTIs na cidade estavam com o ciclo para a aplicação das doses incompleto. Em entrevista à CBN na última semana, o secretário de Saúde, Felippe Machado, ressaltou a importância de as pessoas cumprirem o calendário vacinal.

Ele também destacou o trabalho realizado nas últimas semanas pela Secretaria Estadual de Saúde, que reativou dezenas de leitos em todo o Paraná para receber as vítimas dessa nova onda de casos de coronavírus.

Por Guilherme Batista

Comentários