SEXTA, 14/10/2016, 08:36

Em quatro meses Paraná deve reduzir 4,5% de demanda do sistema elétrico com o horário de verão.

Os relógios devem ser adiantados à meia noite deste sábado e reduzir o consumo equivalente de uma cidade inteira com mais de 300 mil habitantes.

Neste sábado para domingo começa o horário de verão brasileiro, à meia noite os relógios devem ser adiantados em uma hora em 10 estados e no Distrito Federal.

O horário de verão vai terminar no dia 19 de fevereiro, até lá a Companhia Paranaense de Energia Elétrica – Copel estima que o estado consiga reduzir em 4,5% a demanda do sistema elétrico.

De acordo com o diretor geral de operações da Copel, Nelson Cuquel, as cidades consomem mais nos períodos entre as 6h da noite e 9h da noite. A intenção e expectativa é que nesses quatro meses seja possível reduzir o consumo de 200 megawatts no horário de pico o que equivale a uma cidade com mais de 300 mil habitantes. Os consumidores não conseguem observar a redução do cosumo na conta de energia elétrica.

Algumas recomendações básicas e já conhecidas são fundamentais nesse período de verão, principalmente para quem tem ar condicionado que é o equipamento que mais consome energia elétrica. Nesse caso os horários com maior frequência de uso desses equipamentos são entre as 2h da tarde e 5h da tarde.

O horário de verão brasileiro começou na década de 30.

Comentários